Abert aceita debater monop lio da m dia
300 palavras
2 páginas
Abert aceita debater monopólio da mídia04/05/2015 - 21:57:43
Share on twitter
Entidade, porém, quer manter distribuição atual de verbas
O presidente da Associação Brasileira de Rádio e TV (Abert), Daniel Slaviero, disse que as empresas do setor de comunicação estão abertas a debater o monopólio dos meios de comunicação. Segundo ele, a Abert aceitariam conversar sobre propostas que contribuam para garantir os direitos da sociedade à liberdade de imprensa e de expressão. O debate também incluiria o cumprimento de cláusulas da Constituição, como a que veta o monopólio dos meios de comunicação e a que estabelece a regionalização da produção.
Slaviero porém, alegou que não as propostas que defendem a regulamentação do setor não estariam claras.
“A Abert está sempre disposta a debater”, disse, durante o 7º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, realizado em Brasília.
Ele insistiu, porém, em que o debate não está claro, argumentando que regulamentação econômica da mídia seria uma questão que depende “de quais medidas e iniciativas seus defensores pretendem que sejam adotadas”.
Slaviero, porém, não deseja que o combate aos monopólios da mídia incluam questões econômicas: Ao enfraquecer economicamente os veículos, eles perdem a capacidade de produzir notícias e veicular um jornalismo independente”, alegou.
A regulação da mídia é adotada nos principais países do mundo, incluindo Reino Unido e Estados Unidos, de corte liberal.
O presidente da Abert negou que a crise enfrentada pelas empresas do setor, que têm resultado em demissões em massa de jornalistas e fechamento de publicações, afete a solidez do segmento e a qualidade da informação nem comprometa o direito à liberdade de imprensa.
Apesar de jornais como Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de São Paulo tenham dispensado dezenas de jornalistas, Slaviero negou que tenha havido e haja demissões em massa no setor.