Trabalho IFCE DISCO RIGIDO
O Hard Disk (HD) ou Disco Rígido, é tipo de memória de armazenamento em massa, que tem evoluído junto com os avanços tecnológicos. Um dos primeiros HDs que se tem notícia foi o IBM 305 RAMAC, em 1956, com capacidade de até 5MB, tinha dimensões enormes para os padrões atuais, era de 14 x 8 polegadas, com um preço bem alto para a época, em torno de 30 mil dólares.
O nome Disco Rígido vem do seu formato, como os dados são gravados em discos magnéticos rígidos, assim a denominação deve-se a esses discos. Os discos são chamados de platters, que são compostos de duas camadas, a primeira chamada de substrato, que normalmente é feita de alumínio, sendo que existem modelos mais caros que utilizem vidro como base, esta camada é constituída de um disco polido em salas limpas (sem a presença de fatores ambientais como pó ou sujeira) para se tornar perfeitamente plana e espelhada. Já sua o que permite a gravação de dados é a sua segunda camada feita de material magnético, aplicada nos dois lados do substrato polido.
Atualmente a maioria dos discos rígidos disponíveis no comércio utiliza-se de múltiplos discos de gravação e leitura, o que permite aumentar a capacidade do dispositivo. Embora existam exceções à regra, o mais comum é que cada HD possua quatro discos em sua composição.
Veja a baixo uma foto de HD aberto:
Pratos e eixo: este é o componente que mais chama a atenção. Os pratos são os discos onde os dados são armazenados. Eles são feitos, geralmente, de alumínio (ou de um tipo de cristal) recoberto por um material magnético e por uma camada de material protetor.
Cabeça e braço: os HDs contam com um dispositivo chamado cabeça (ou cabeçote) de leitura e gravação. Há uma cabeça para cada lado dos discos. Este item é localizado na ponta de um dispositivo denominado braço, que tem a função de posicionar os cabeçotes acima da superfície dos pratos.
Atuador: também chamado de voice coil, o atuador é o responsável por mover o braço acima da superfície dos