Texto Vantagem Competitiva
Você conhece sua vantagem competitiva?
Vinicius Licks, especialista em empreendedorismo
Um dia eu encontrei um ex-professor meu da faculdade na fila da padaria. Veio bem a calhar, pois, na época, eu estava empacado escrevendo sobre ‘vantagem competitiva sustentável’ no meu primeiro plano de negócio. Todo mundo na faculdade sabia (e ele fazia questão de relembrar) que ele havia sido aluno de ninguém menos do que o guru da estratégia, Michael Porter.
Agarrei a oportunidade: “Oi professor, você lembra de mim? Estou escrevendo um plano de negócio e tenho uma grande dúvida: como posso descobrir minha vantagem competitiva?” Ele disparou, sem pestanejar, o conteúdo do slide 38: “A vantagem competitiva existe quando a empresa é capaz de oferecer os mesmos benefícios que os concorrentes a um custo mais baixo (vantagem de custo) ou entregar benefícios que superam aqueles dos produtos concorrentes (vantagem de diferenciação). Outra coisa: vantagem competitiva não se cria, não se descobre. Ela não está lá escondida, esperando para ser descoberta, você precisa desenvolvê-la”, completou o professor.
- “Sim! Eu estava lendo os slides da sua aula, mas como é que eu....”
- “Para desenvolver uma vantagem competitiva a empresa deve dispor de recursos e capacidades que são superiores aos de seus concorrentes. Sem essa superioridade, os concorrentes vão simplesmente copiar o que a sua empresa faz e qualquer vantagem desaparecerá rapidamente. Recursos são aqueles ativos que sua organização possui e que poucos concorrentes podem adquirir facilmente, como patentes, marcas, base instalada de clientes e reputação. As capacidades se referem à habilidade da sua organizarção utilizar os seus recursos de forma eficaz.”
Este era slide 52! Eu já tinha lido aqueles slides várias vezes mas ainda assim não tinha a menor idéia de como isso poderia me ajudar na prática. Tomei coragem e falei algo que sempre tive vontade de falar durente as suas aulas: