texto 2 vantagem competitiva 2015
Faça a leitura como estudo da Disciplina é matéria de Avaliação bimestral....
Informação e vantagem competitiva
Gilbert (1997:9), professor de Administração do IMD, no artigo intitulado “O que vale é a estratégia” aborda os sistemas de informação, classificando-os em dois tipos:
de informação operativa que ajuda as diversas funções a executar algumas tarefas especializadas; e
de informação competitiva, necessária para auxiliar a criar e manter uma vantagem competitiva sobre a concorrência.
O sistema de informação competitiva concentra-se em três pontos:
a) na vantagem competitiva que requer certos
b) fatores-chave de sucesso (fontes da vantagem competitiva), cada um deles apoiado por um
c) grupo de informação, composto por base de dados¾ que contém a informação necessária para alcançar um determinado fator-chave de sucesso; e por aplicativos destinados a distribuir a informação.
Diz o autor que a aplicação de um sistema de informação competitiva deve iniciar-se a partir da fórmula competitiva (vantagem competitiva). Esta última depende não da grande força de uma, ou outra, função, mas das relações efetivas entre funções diversas. Sem essas relações, a fórmula competitiva não dá resultado. Essas relações são fatores-chave de sucesso da fórmula.
Ou seja: a aplicação de um sistema de informação competitiva deve estar associada à vantagem competitiva que a empresa possui, pretende conquistar ou manter, e, mais especificamente, aos fatores-chave dessa vantagem competitiva, isto é, as causas da vantagem competitiva.
Vantagem competitiva
Quer dizer isto que o sistema de informação ¾ especialmente o sistema de informações estratégicas ¾ deve derivar da vantagem competitiva. E o que é uma vantagem competitiva?
O conceito de vantagem competitiva foi desenvolvido com precisão por Zaccarelli (1996:67): “é qualquer característica do produto ou serviço da empresa que os clientes reconhecem como um