Artigo de opinião - tema: AIDS
O Brasil foi o pioneiro nas doações de coquetéis para o tratamento da AIDS, o que relativamente é uma coisa ótima, mas, por um outro lado, isso gerou um certo conforto nas pessoas, que se despreocuparam do problema.
A AIDS também é uma DST (doença sexualmente transmissível), e o único modo para se prevenir do vírus HIV é com a utilização de preservativo. Hoje, nós ainda fazemos parte de uma sociedade extremamente conservadora, e o fato de comprar uma camisinha, pode parecer muito vergonhoso, mesmo com postos de saúde oferecendo gratuitamente, causando a impressão de estar fazendo algo errado, quando na verdade, está se fazendo o certo.
O pessoal que mora em comunidade, por possuírem uma menor condição financeira, e consequentemente terem menos acesso a informações, são mais propícios de obterem o vírus HIV. Sendo assim, deve haver uma atenção maior nestes lugares. Já que também, é onde mais se encontra usuários de drogas, no caso, a heroína, que para ser usada envolve seringas, que normalmente são compartilhadas e não esterilizadas.
Com a tecnologia se desenvolvendo cada dia mais, principalmente na área da medicina, acredito que num futuro não tão distante realmente possa existir alguma cura; vacina; ou algo do tipo para combater o vírus do HIV. Até então, o governo tem que possibilitar meios mais amplos de acesso a informações para os que não tem alcance a uma boa educação em saúde, e a sociedade não pode deixar de incentivar na prevenção.