Tema: Automedicação: por que a prática é tão comum entre os jovens?
3o BIMESTRE - PROF. TÂNIA
1ª proposta
Tema: Automedicação: por que a prática é tão comum entre os jovens?
Uma pesquisa do ICTQ (Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade), feita em 12 capitais do país, mostrou que a automedicação é praticada por 76,4% dos brasileiros, a maioria dos quais (90,1%) jovens entre 16 e 24 anos. Além disso, a pesquisa apontou ainda que quase um terço (32%) dos brasileiros que se automedicam costuma aumentar a dose do remédio por conta própria, sem orientação do médico ou do farmacêutico. Leia a seguir trechos de dois artigos sobre o tema e, considerando as posições neles apresentadas, redija uma dissertação, expondo sua posição sobre o assunto: você costuma se automedicar? Sim ou não e por quê? Com qual dos dois textos você tende a concordar? A partir de suas considerações pessoais, é possível explicar por que a automedicação é tão comum entre os jovens?
ELABORE UMA DISSERTAÇÃO CONSIDERANDO AS IDEIAS A SEGUIR:
Reprodução de algumas redações sobre o tema, não faça cópia de trechos.
Comprimidos também podem virar um objeto de desejo ou o consumidor sabe o que ingere?
Fenômeno desejável, dentro de limites
Antes de demonizar a automedicação e pintá-la como grande vilã da saúde pública, deve-se ter em mente que, dentro de certos limites, ela é um fenômeno desejável. A OMS, por exemplo, a descreve como “necessária” e com função complementar a todo sistema de saúde.
O importante aqui é não perder de vista a totalidade do espaço amostral. Se olharmos só para as intoxicações involuntárias e óbitos daí decorrentes, fica mesmo parecendo que a automedicação é um mal a eliminar. Mas é preciso considerar também que a esmagadora maioria das doenças que afetam a população é autolimitada, não requerendo mais do que o alívio dos sintomas.
Fazer com que a legião de pessoas que são diariamente acometidas por quadros virais menores e dores de cabeça benignas passe por um médico antes de ter