Carta Argumentativa - tema: COPA
Vossa Excelência presidente Dilma,
Trago-lhe por meio desta, uma notícia a qual acredito que não seja de seu agrado: o povo brasileiro se esgotou.
A Vossa Excelência pode até conseguir inibir a real situação do Brasil para os representantes da FIFA, contudo para nós mesmos não! Nós que suamos a camisa, não de jogar futebol, mas de trabalhar duro todos os dias, mesmo sabendo que não vamos ganhar nem uma fração do que um jogador de futebol ganha para chutar uma bola. Nós que vivemos a realidade desse país e não a faixada criada para o mundo assistir.
Essa política de pão e circo contemporânea que é a Copa do Mundo no Brasil não irá durar para sempre, e quando acabar, os problemas de muitos brasileiros, que foram esquecidos por causa do nacionalismo que aflorou com o chamado “ritmo de copa”, irão voltar. Vão ser tempos difíceis para a nossa pátria amada, e não vai importar se “a Copa do Mundo é nossa”, com taça ou sem taça, uma inflação nos aguarda da mesma forma.
Dizer que o Brasil irá passar por uma futura crise pós Copa do Mundo não é uma hesitação, são apenas cálculos básicos. Ambos sabemos que o nosso país não estava apto para um evento deste porte. Foram feitos gastos absurdamente altos e tão secundários perante a tantas falhas que temos para concertar na saúde e educação, que ao meu entender é uma prioridade maior para nossa população.
O “jeitinho brasileiro” fala mais alto muitas vezes, afinal desde pequeno ouvimos falar que somos considerados o país do futebol, porém, com o tempo percebemos que esse título não é de gerar muito orgulho.
Com seu mandato se finalizando e convicto que a Vossa Excelência queira estar no poder novamente nos próximos quatro anos, creio que deva repensar em suas escolhas tomadas para guiar o país, porque nós - povo brasileiro - iremos repensar nas nossas na eleição.
Grata, M.J.