Dano de cupim
DANOS OCASIONADOS POR CUPIM EM TAPUMES DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Pré-projeto apresentado na disciplina Metodologia da Pesquisa, requisito básico para o curso técnico em edificações.
Instituto Federal do Amapá
Macapá – AP
2011
IDENTIFICAÇAO
Danos ocasionados por cupim em tapumes de madeira na construção civil
TEMA
Cupim e a construção civil
DELIMITAÇAO DO TEMA
A incidência de cupim em tapumes de madeira no município de Macapá
JUSTIFICATIVA
Na construção civil a madeira é utilizada de diversas formas, dentre elas subdivididas em duas características principais, uma de uso temporário: como fôrmas para concreto, escoramentos e andaimes; e outra de forma definitiva: nas esquadrias (portas, janelas), telhados, forros e pisos. Nessas duas formas de utilização da madeira nota-se a incidência de cupim.
Berti Filho & Fontes (1995) incluem o cupim no grupo chamado de insetos sociais, pois estes se incluem nas diversas espécies existentes consideradas pragas de fator prejudicial ao homem. Estes mesmos autores afirmam que os cupins são responsáveis por sérios transtornos em grandes cidades brasileiras, causando prejuízos extensos á mobília, madeiramento estrutural e bibliotecas.
Fontes & Berti Filho (1998) estimam que na atualidade não exista doenças ou alergias prejudiciais ao homem, que sejam causados pelo cupim. Dessa forma os danos causados pelos cupins são de ordem econômica, mas que atormentam o bem estar da sociedade, em especial aquelas localizadas em centros urbanos.
Os organismos biodeterioradores apresentam características morfológicas, fisiológicas e comportamentais especiais que os tornam capazes de utilizar a madeira como substrato, abrigo e alimento. Nesse contexto, destaque especial é dado aos cupins ou térmitas que, por causa da capacidade de digerir celulose proporcionada por fauna microbiológica simbionte presente em seu intestino, são atraídos por todo material de origem celulósica, como a