Trabalho avaliação escolar
LILIA LOPES DE MELLO, RU 909661, PEDAGOGIA.
PORTIFOLIO DE ATIVIDADES
AVALIAÇÃO ESCOLAR
LUCAS DO RIO VERDE, 2013 Politicas educacionais e avaliação: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. As diretrizes legais não surgem apenas por conta de eventual destino assumido pela educação, mas se revelam como ingredientes mediadores necessários para o cumprimento de politicas em nível nacional, estadual e/ou municipal.
Toda ação avaliativa respalda-se em indicadores legais e políticos apontados por organismos oficialmente constituídos no meio social. Tais indicadores apresentam – se como pontos de equilíbrio entre o ideal e o po(permi)ssível.
Indicadores legais e políticos como ponto de equilíbrio entre o querer e o dever educativo.
A Constituição brasileira detém a maioria envergadura legal e politica em termos de ordenamento nacional da educação. A Constituição brasileira e o PNE procuram nortear a politica da educação genericamente, cabendo aos sistemas estaduais, municipais e do distrito federal planejar, suas respectivas politicas, diretrizes e metas educacionais, implementadas, por sua vez, a partir de plano (s) desdobrando em programas, projetos e atividades.
O PNE é o instrumento de maior influência e abrangência em âmbito nacional e trata do ordenamento e do planejamento da educação em todos os níveis escolares, abordando as diferentes questões educacionais.
A prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos deve ser regra geral no exercício da docência.
Percebe – se que a LDBEN de 1996 trata da questão relativa à avaliação de forma genérica, deixando caminho aberto para que a federação, os estados e os municípios formalizem critérios particulares que atendam as peculiaridades e as especificidades correspondentes à educação infantil, ao ensino fundamental e à educação de jovens e adultos.
Educação infantil (crianças de 3 a 6 anos de idade)