Trabalho Atra o e Sele o de Pessoas
DISCIPLINA: ATRAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAS
TRABALHO: ANÁLISE DE PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo analisado foi realizado em uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Porto Alegre, RS, da qual fazem parte um total de 260 colaboradores (quadro técnico-administrativo + corpo docente). O processo seletivo ocorreu devido à necessidade de substituição para o cargo de Supervisor Acadêmico, que integra o grupo de gestores da empresa. A vaga foi aberta devido ao colaborador ter pedido demissão.
1. Definição das competências: As competências necessárias para o cargo foram identificadas através do Perfil do Cargo (descrição das atividades, responsabilidades, conhecimentos, habilidades e atitudes) e dos projetos que seriam assumidos pelo cargo, estes definidos a partir do Planejamento Estratégico da Instituição. A empresa, em seu Planejamento Estratégico, estabelece suas diretrizes para um período determinado e a participação de cada setor/departamento e seus colaboradores nestes desafios.
Na definição das competências para o cargo, bem como seus indicadores, estão envolvidos o selecionador (Coordenador do Departamento de Gestão de Pessoas) e o quadro de Diretores Executivos da Instituição, entre eles o requisitante da vaga.
Considero que a empresa já atende aos requisitos para uma seleção por competências, pois conforme abordado em sala de aula e conteúdo da apostila e livro, estas competências humanas/funcionais só poderão ser definidas com base nas competências organizacionais. Por sua vez, todas estão alinhadas com a missão, visão, valores e estratégia da organização.
2. Estratégia de atração: Seleção Interna. A política de gestão de pessoas da Instituição prevê que todos os cargos do quadro técnico-administrativo sejam realizados primeiro através de Seleção Interna. Se não houverem candidatos ou se nenhum for escolhido, o processo se dará mediante Seleção Externa.
Em nosso conteúdo vimos que para realização de seleção interna é