Trabalho artigo científico
* Burocracia:
A burocracia se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência. * Fatores que desenvolveram a Burocracia, segundo: Weber
- Economia Monetária: a moeda facilita as transações econômicas
- Superioridade Técnica: a Burocracia é superior a qualquer outro tipo de organização * Características da Burocracia:
- Caráter legal das normas e regulamentos, ou seja, é uma organização ligada por normas e regulamentos.·. * Divisão racional do Trabalho:
- impessoalidade: relação no nível de cargos, e não de pessoas.
- Hierarquia: cada cargo inferior deve estar em supervisão do cargo automaticamente superior
- Rotina: o funcionário deve fazer o que a burocracia manda; não tem autonomia.
- Meritocracia: a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica. * Disfunções da Burocracia:
- Internalização das regras: as normas passam de "meios para os fins"; os funcionários adquirem uma viseira e esquecem que a previsibilidade é uma das características mais racionais de qualquer atividade.
- Excesso de formalismo e papelório: necessidade de formalizar e documentar todas as comunicações.
- Dificuldade com clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização. Concluindo que a burocracia não leva em conta a organização informal e nem a variabilidade humana. * Também insiste Weber no fato de que a ação individual é a unidade analítica a ser tomada como elemento essencial para a reflexão sociológica.
* Rejeitou de modo claro uma orientação unilateralmente historicista que não fornecesse padrão sistemático para uma análise científica. Para ele, o comportamento individual verificável