Artigo cientifico no ambiente de trabalho
Diante de um cenário globalizado cada vez mais exigente, onde a necessidade contínua de melhorias e cuidados com a área financeira e contábil de uma empresa são fatores fundamentais em sua estruturação e sucesso, a auditoria interna vem como uma ferramenta de suma importância para prevenção de atos ilegais que possam acontecer, como também contra eventuais irregularidades na empresa. Conforme afirma Franco e Marra (1992, p.163):
“Podemos observar que a auditoria poderá apresentar-se de diversas formas, conforme as suas características peculiares. Assim de acordo com os fins a que se destina, a auditoria pode ser realizada para confirmar a exatidão das demonstrações contábeis, permitir melhor controle administrativo, atender às exigências legais, verificar o cumprimento das obrigações fiscais, entre outros, apurar erros e fraudes.”
Consistindo em controlar as operações da empresa e conseqüentemente seu patrimônio, a Auditoria Interna visa garantir que os controles e rotinas de trabalho sejam executados de forma habitualmente clara. Isso faz com que esteja à disposição da empresa uma ferramenta de apoio na tomada de decisões, mostrando pontos fortes e fracos da empresa e novos métodos de controle, reportando os resultados obtidos para agir diretamente nos pontos a melhorar. ”A auditoria deve fornecer análise, avaliações, recomendações, acessória e informações relativas às atividades examinadas” (ATTIE 2007, pg. 08). Esse processo fornece o benefício ao administrador de poder se resguardar, prevenindo futuros problemas e até mesmo antever boas oportunidades de negócio. Analisar e examinar a afetividade das operações financeiras executadas na empresa é um dos grandes objetivos e ao mesmo tempo grande garantia para a empresa contra erros e fraudes, já que a auditoria interna colocará a prova essa efetividade e a confiabilidade do controle interno, se este for utilizado pela empresa auditada. “A instalação