Analise de swot ricardo eletro
Varejo
Casas Bahia – Estrutura e Propostas
Abril/2010
Índice
Conteúdo Casas Bahia 3 Grupo Pão de Açúcar 4 Varejo 5 Panorama Mundial 6 O varejo no Brasil 8 Matriz de Impacto X Incerteza: 12 Pontos Principais: 12 Renda: 12 Ambiente Tecnológico (portfólio): 13 Ambiente Tecnológico (TI): 13 Câmbio: 14 Taxa de Desemprego: 15 Análise SWOT: 15 Forças: 16 Fraquezas: 16 Oportunidades: 16 Ameaças: 17 Análise de Importância X Desempenho 19 Criação de uma marca própria 22 Terceirização de frota 23 Implementação de modelo de vendas “porta a porta” 23 Adoção de OBZ – Orçamento base zero 24
A Organização
Casas Bahia
Fenômeno do varejo nacional, a Casas Bahia está presente em oito estados (SP, RJ, MG, PR, ES, SC, GO, MS, BA), além do Distrito Federal, e emprega mais de 56 mil colaboradores.
A Casas Bahia multiplicou, em pouco mais de uma década, suas 250 filiais para as mais de 500 atuais e figura entre as 250 maiores empresas de varejo no mundo, segundo o estudo "Poderosos Globais do Varejo", conduzido pela consultoria Deloitte Touch que, há mais de 10 anos mapeia o ranking mundial do setor. A rede ocupa a 131ª posição.
No país há mais de meio século, a Casas Bahia é apontada por pesquisadores da Michigan Business School como benchmark no mercado da baixa renda. Trata-se de um caso sem similar no varejo mundial como descobriu a equipe do indiano C.K.Prahalad. A Casas Bahia se destaca mundialmente nesse quesito, fato que motivou o envio a São Paulo, em 2003, de dois pesquisadores de Michigan membros da equipe de Prahalad para estudá-la. Segundo Prahalad em seu livro "The Fortune at the Botton of the Pyramid"; "A Casas Bahia prova minha tese a respeito da importância e da rentável oportunidade de mercado existente na base da pirâmide de renda".
Para dar suporte de expansão e atendimento ao cliente, a empresa mantém uma estrutura logística que abrange oito centros de distribuição (Jundiaí (SP),