Trabalho apq
1. Classe 1 – Explosivos, classe 2 – Gases, classe 3 – Líquidos inflamáveis, classe 4 – Sólidos inflamáveis, classe 5 – Substâncias oxidantes e Peróxidos orgânicos, classe 6 – Substâncias tóxicas e infectantes, classe 7 – Substâncias radioativas, classe 8 – Substâncias corrosivas, classe 9 – Substâncias perigosas diversas.
2. É necessário o exame das condições e limpeza do veículo, das instalações para carga ou descarga de explosivos e das próprias embalagens, também é uma medida importante quando se trata de reduzir riscos e aumentar a segurança. O veículo para transporte desta classe de produto deve ser do tipo baú, com proteção de lona impermeável. As embalagens deverão ser arrumadas no veículo de tal forma, que não sofram deslocamentos e sejam protegidas contra atritos e choques mecânicos. As paradas, carregamentos e descarregamentos devem ser realizados em locais distantes de habitação e de movimentação de pessoas. Comboios de veículos transportadores devem obedecer à sinalização exigida e a distância regulamentar. Os operadores devem utilizar equipamentos de proteção individual, a fim de minimizar os riscos de acidentes.
3. Esta classe de substâncias é nociva ao ser inalada, pois os vapores são bastante irritantes, podendo causar queimaduras em contato com a pele e os olhos. O contato com gases a baixa pressão pode causar lesões na pele por congelamento. Em caso de explosão pode ocasionar a emissão de gases irritantes ou venenosos. As águas residuais para o controle do fogo e as águas de diluição causam poluição ambiental.
4. As principais ações a serem adotadas em caso emergência são: * Evitar o acesso de pessoas sem autorização promovendo o isolamento da área de risco; * Afastar-se de áreas baixas e manter-se com o vento pelas costas; * Disponibilizar equipamentos autônomos de respiração e vestimentas de combate ao fogo; * Isolar a área, em todas as direções, num raio de 800 m; * Ocorrendo poluição de águas as