hiroshima e nagazaki
Bombas nucleares foram usadas apenas duas vezes na história. Sendo utilizada na primeira vez no final da Segunda Guerra Mundial contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki. Milhares de pessoas, em função da radiação liberada pelas bombas, desenvolveram doenças graves e vários tipos de câncer.
Os bombardeamentos atômicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão foram conduzidos pelos Estados Unidos durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Os dois ataques foram os primeiros e continuam a ser a única utilização de armas nucleares em guerras e contra civis.
Hiroshima
Na época do seu bombardeamento, Hiroshima era uma importante cidade industrial e militar. Certo número de unidades militares estava localizadas nas proximidades, a mais importante das quais era a sede do Segundo Exército Geral do Marechal Shunroku Hata (que comandava a defesa de todo o sul do Japão) e que estava localizada no Castelo de Hiroshima. O comando de Hata consistia em cerca de 400 mil homens, muitos dos quais estavam em Kyushu, onde uma invasão aliada foi corretamente prevista. Também presente em Hiroshima estava a sede do 59º Exército, da 5ª Divisão e da 224ª Divisão, uma unidade móvel recém-formada. A cidade era defendida por cinco baterias antiaéreas da 3ª Divisão antiaérea. No total, mais de 40 mil militares estavam estacionados na cidade.
Hiroshima era uma base de suprimentos e logística de menor importância para os militares japoneses, mas também tinha grandes estoques de suprimentos militares. A cidade era um centro de comunicações, um porto-chave para o transporte marítimo e uma área de reunião para tropas. Era também a segunda maior cidade do Japão depois de Kyoto, que ainda não havia sido danificada por ataques aéreos, devido ao fato de que não dispunha de indústria de fabricação de aviões que era alvo prioritário o do Comando de Bombardeio XXI.
O centro da cidade continha vários edifícios de concreto armado e estruturas mais