Trabalho Análise Textos
Disciplina: Análise e Crítica Literária
Marcos X Pinheiro RA 1324375
José Moura Júnior RA
Crítica e Sociologia Antônio Candido
São Paulo
2014
INSTITUTO SUMARÉ DE ENSINO SUPERIOR – ISES
Disciplina: Análise e Crítica Literária
Crítica e Sociologia Antônio Candido
São Paulo
2014
Análise de Textos
Antônio Candido (Crítica e Sociologia)
1. O significado da Obra Literária.
2. Os elementos usados para a análise de uma Obra.
3. A função da Crítica Literária.
4. Os estudos e propostas para a área.
5. O fator social na Literatura.
6. A história da Crítica Literária.
7. Os passos da Crítica Literária.
1- Os significados de uma obra dependiam de ela exprimir ou não certo aspecto da realidade, e que este aspecto constituía o que ela tinha de essencial. No em tanto sabemos que a integridade da obra não permite adotar nenhuma dessas visões dissociadas; e que só a podemos entender fundindo texto e contexto numa interpretação dialeticamente íntegra.
2- Personagem, Tempo e Espaço.
3- A arte não é apenas divertimento. Ela também proporciona reflexão e transformação. No caso da literatura, está ainda proporciona a aquisição de um repertório linguístico mais complexo, sem o qual não é possível haver conhecimento, uma vez que todo o conhecimento humano passa pela linguagem; ou como proferiu Wittgenstein: “As fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo”.
O estudo da arte verbal compreender a arte literária, sua importância e função, tanto nos suportes tradicionais (livro, teatro, folhetim, música...) quanto nos mais atuais (rádio, cinema, revista, TV, internet).
4- Todos os gêneros textuais e todos os suportes de comunicação e expressão devem ser contemplados pelo estudo literário e assim devem ser objeto de reflexão do profissional graduado em Letras, sobretudo aqueles com especialização em Literatura.
5-