Resenha do Texto "Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França"
SOUZA E SILVA, M, Cecília P. A dimensão linguareira em situações de trabalho. In: SOUZA E SILVA, M. Cecília P.; FAITA, D. Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002, p. 61-76.
O texto “A dimensão lingüística em situações de trabalho, do livro Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França, tem como objetivo mostrar questões inerentes à linguagem e ao trabalho e suas implicações.
A autora menciona a questão da pouca mobilização que as ciências da linguagem têm sobre o trabalho, mostrando que o distanciamento de ambas se dá por meio de uma idéia enganosa que se chama “a transparência da linguagem”, que é segundo ela, uma crença de que o interlocutor compreende tudo o que o enunciador fala. Outra razão se dá pelos estudos da lingüística, do qual o domínio da pesquisa se voltou para o estudo imanente da língua. Prosseguindo assim o ultimo motivo, ressalta que as instituições escolares estavam ligadas às atividades dos lingüísticos por algum tempo.
Desta forma, ao ressaltar o ultimo motivo do distanciamento da ciência da linguagem com as questões do trabalho, a autora acaba explicando o surgimento das colaborações interdisciplinares, na qual envolvia-se de um lado, as ciências tradicionalmente voltadas para o trabalho , e, de outro, as ciências da linguagem.
Em seguida, SOUZA E SILVA, adverte que por haver múltiplas ciências do trabalho não podem abordar uma realidade complexa por meio de um ponto de vista de uma área do saber, pois, à várias praticas cientificas que tem como objeto o trabalho, que se formam a partir de pontos específicos, um exemplo do mesmo, é o psicólogo que volta suas práticas para os componentes físicos e mentais.
Posto isto, no decorrer da leitura, a autora indaga a seguinte questão: De que forma a lingüística aplicada pode contribuir para o conhecimento e a compreensão de diferentes situações no trabalho? SOUZA E SILVA responde que a