Conceitos Em Planejamento Urbano
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CAMPUS CATALÃO
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
UFG
POLÍTICAS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANA
Conceitos em Planejamento Urbano
Prof. Ms. Renato Adriano Martins
URBANIZAÇÃO
• Processo de mudança da funcionalidade do espaço construído urbano, que se manifesta através de variações dos componentes demográficos urbanos, nas formas de produção de materialidades urbanas construídas e nos critérios locacionais que direcionam as decisões dos agentes sociais.
(Abramo,1995, pág. 550)
URBANISMO
• Programação econômica e física do território, seu planejamento. Compreende a regulamentação do uso do solo e sua zonificação em áreas residenciais, comerciais, industriais, de lazer, seus esquemas viários, centros e parques, sua construção concreta, seu plano voluntário e espacial. Envolve conhecimentos nas áreas geográfica, econômica, sociologia, engenharia, legislação, administração, finanças, etc.
PLANEJAMENTO URBANO
• Tentativa de aplicação de um método científico ao processo de elaboração de políticas urbanas, visando determinar ações futuras através de uma seqüência de opções. Inicialmente encarado como atitude socialista do pós-guerra, o
Planejamento Urbano passaria a ser visto como uma necessidade de integração de ações e maximixação dos investimentos, segundo decisões políticas.
RENOVAÇÃO URBANA
• Políticas públicas destinadas a revigorar áreas urbanas em processo de deterioração econômica e social. Iniciadas na
Europa após a 2ª Guerra, elas foram depois aplicadas no
Primeiro Mundo, principalmente os EUA, e propunham a adequação de ambientes degradados ao mercado imobiliário e financeiro, com conseqüências para a população de baixa renda da área. Neste processo, valores sociais, como patrimônio cultural, e afetivos, como relações de vizinhança, são quase sempre ignorados, priorizando-se os problemas de funcionamento da cidade em detrimento dos demais aspectos
DESENHO URBANO
• Parte do processo de planejamento urbano