planejamento urbano - conceitos e consequencias
PLANEJAMENTO URBANO: CONCEITOS E CONSEQUÊNCIAS
Trabalho de avaliação ao curso de arquitetura e urbanismo em Estética e Historia da Arte da
Universidade Federal do Amapá.
Orientador: Prof. Ms.André de Barros Coelho
Santana- AP
2013
Resumo
O trabalho trata basicamente sobre planejamento urbano, seu conceito, a forma como é tratada nas cidades, de sua necessidade para uma cidade bem organizada e estruturada, de como ela foi perdendo seu conceito com o passar do tempo e assumindo o papel de um “gestor” da cidade por conta do predomínio da economia sobre ela, e as conseqüências geradas por conta deste processo.
1.Introdução
Diferentemente das cidades gregas do período antigo, as cidades atuais seguiram um caminho diferente, pois por seguirem um fluxo natural de crescimento, muitas delas não tiveram um planejamento prévio, e isso levou as cidades à crescerem de forma desorganizada, deixando de levar em conta diversos fatores que são essenciais para o bom funcionamento da cidade, e consequentemente, trazendo problemas para sua sociedade. 2.Aspecto histórico
A necessidade de se pensar numa cidade em seus mais diversos aspectos surgiu no período pós revolução industrial, por conta dos problemas trazidos por ela. Antes a intervenção sobre a cidade era de caráter espacial, mas com o surgimento da industrialização, a cidade sofreu grande transformação. O principal fator foi a saída de pessoas das zonas rurais em direção à cidade, gerando um inchaço populacional. Esse processo mexeu não apenas na estrutura das cidades, como também na qualidade de vida de seus habitantes. A partir de então, passou-se a dar um novo olhar para a cidade, com um numero de aspectos mais amplo a serem considerados, surgindo assim o conceito de planejamento urbano.
3.O que é planejamento urbano?
O planejamento urbano, tanto como disciplina acadêmica quanto método de atuação no ambiente urbano, lida basicamente