Trabalho Antonio Candido
Trabalho em Grupo (TG)
Professor (a): Ana Lucia Machado da Silva
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
Comentário:
O propósito do presente trabalho, é analisar como a literatura contribui para o desenvolvimento humano, de acordo com a citação do estudioso Antonio Cândido, onde diz que a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois, é um bem, incompreensível e, como tal,se constitui como uma necessidade universal.
Precisamos considerar características da literatura que comprovam que, como citado, deve ser reconhecida como direito do ser humano.
A contribuição da literatura para o desenvolvimento humano é de suma importância por abrir um leque de formas para a construção do ser como humano em si.
Para tanto, a literatura eve ser usada em sala de aula, como apoio e escada para degustar os sentimentos de cada jovem aluno. Porém, é incontestável que os elementos que estabelecem a arte, a invenção, a interpretação, a liberdade, são os mesmos que permeiam a vida do ser humano, e por esse motivo, o jevem e o adulto estão tão próximos a arte literária.
A arte literária é um dos caminhos para aprender a se aprender, para descobrir os mistérios e os encantos, portanto não é pequena a função pedagógica que a literatura carrega.
Sendo assim, presumivelmente, a literatura tem como intenção, não só intenção, mas a obrigação, e enunciar o cidadão ao meio em que vive, dividindo seu ser. Com ela, a literatura, o ser humano consegue se entregar e se rander ao mundo que o cerca.