o barril de amontilhado
Antonio Candido de Mello nasceu no Rio de Janeiro em 1918, cursou direito e sociologia e tornou-se professor de ambas as disciplinas em 1942, porem ele dedicou-se a critica literária por meio de resenhas, publicadas em jornais e revistas. Na década de 60 criou a Universidade de São Paulo, a qual tinha os estudos voltados para a teoria-critica. A obra de Candido é imensa, essa resenha ira se concentrar em seu livro “Cultura e sociedade”, na primeira parte a qual se trata de “A literatura e a vida social”.
Nesse capitulo, Candido nos permiti observar alguns fatores sociais que são de certa forma influenciadora e formadora da vida literária, como a estrutura social, valores e ideologias e ás técnicas de comunicação. Candido aborda a contribuição das ciências sociais ao estudo literário.
O escritor e o poeta são influenciados e influenciadores. De certa forma, influenciados por que transforma tudo o que passa por eles e unem seus conhecimentos, dessa forma mostra ao mundo uma interpretação própria e subjetiva. E influenciadores, por que além de permitir ao leitor um amplo conhecimento, eles irão falar sobre algo a partir de um determinado ponto de vista o qual ira influencia o leitor que esta fazendo a analise do texto, ou seja, irá permitir que o leitor tenho outras ideias sobre um determinado assunto, podendo até mudar o conceito o qual o mesmo possui antes. Deve-se analisar sobre a influencia exercida pelo meio social sobre a obra de arte, da mesma forma a qual a própria obra pode exercer influencia sobre o meio.
Candido nos faz compreender que a arte pode ser uma expressão da sociedade. A partir do século XVIII, a literatura passa a ser também um produto social. Se formou uma ideia de que a arte expressa a realidade, pois a mesma