didaque
A Instrução dos Doze Apóstolos
Didaquê
Didaquê (∆ιδαχń em grego clássico), ou Instrução dos Doze Apóstolos, é uma obra do primeiro século. É constituída apenas por dezasseis pequenos capítulos mas é de grande relevância histórica e teológica. Considera-se originário da Palestina ou da Síria, mas em relação à data em que foi escrita, os estudiosos dividem-se: uns colocam-na antes da destruição do templo (entre 60 a 70 a.e.c) e outros no período posterior (entre 70 e 90 a.e.c.).
Quanto à autoria, pensa-se que não terão sido os doze apóstolos a escrever directamente o texto, mas o nome terá sido dado por reflectir os ensinamentos atribuídos aos Doze.
Eucaristia (do grego εὐχαριστία, cujo significado é "reconhecimento", "ação de graças"), só posteriormente se tornou uma celebração em memória da morte sacrificial e ressurreição de
Jesus Cristo. Actualmente também é denominada "comunhão", "ceia do Senhor", "santa ceia".
Na Didaquê 14:1 não deveria ser transliterado, mas traduzido, pois leva a uma associação com a Eucaristia católica actual, que na realidade é muito diferente com aquilo que era praticado no primeiro século.
DOUTRINA DOS DOZE APÓSTOLOS1
Primeiro documento utilizado na catequese do século I. Teve várias redações, que definem as etapas da catequese para os missionários no meio judeu-cristão.
Possui uma parte doutrinária e outra litúrgica.
Capítulo I - Amor a Deus e ao próximo
Os dois caminhos: o da vida exige o amor a Deus e ao próximo
Introdução (Didaqué) do Senhor aos gentios.
1 - Há dois caminhos: um da vida e outro da morte [Cf Jer 21,8; Dt 5,32s; 11,26-28; 30,15-20; Ecli 15,15-17].
A diferença entre ambos é grande.
2 - O caminho da vida é, pois, o seguinte: primeiro amarás a Deus que te fez; depois a teu próximo como a ti mesmo [Cf Dt 6,5; 10,12s; Ecli 7,30; Lev 19,18; Mt 22,37]. E tudo o que não queres que seja feito a ti, não o faças a outro [Cf Mt 7,12; Lc 6,31].
3 - Eis a doutrina relativa a estes