Estruturas de mercado, resumo.
Mercado é um intercambio entre compradores e vendedores. Quando falamos mercados pode se referir a economia como um todo ou a um produtor ou setor específico. As relações entre compradores e vendedores podem ser de formas diferentes, variando de acordo com o tamanho do mercado, tipo de produto e entre outros fatores. Portanto, o valor dos produtos vão variar de acordo a características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar quatro estruturas básicas de mercado: Concorrência pura ou perfeita; Monopólio; Oligopólio e; Concorrência monopolística.
Estruturas básicas de mercado
Concorrência Pura ou Perfeita: Nessa estrutura o produto é homogêneo, ou seja, a qualidade não varia de um fabricante para outro. Há sempre um grande números de consumidores e de vendedores, fazendo que nenhum dos dois possam impactar o preço do produto no mercado. Na concorrência pura as empresas não tem dificuldades (negociar patentes, pedir licenças especiais, restrições governamentais, etc.). E os consumidores e firmas são informados sobre as características e qualidade dos produtos.
Número de empresas
Diferenciação do produto
Condições de entrada e saída
Controle sobre o preço
Exemplo
Concorrência Perfeita
Muitas
Produtos padronizados
Fácil
Nenhum
Lojas de Materiais para Construção
Concorrências imperfeitas
Monopólio: Uma única empresa produtora do bem ou serviço, não há produtos substitutos próximos, existem barreiras à entrada de firmas concorrentes. As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado podem ocorrer de três formas: monopólio puro, que devido à alta escola de produção requerida, exige um levado montante de investimentos; proteção de patentes; controle sobre o fornecimento de matérias primas chaves e tradição no mercado; Uma hipótese implícita no comportamento do monopolista é que ele não acredita que os lucros elevados a curto prazo possam atrair concorrentes, ou que os preços elevados possam