Didaque
Escrito aproximadamente entre 145 – 150 DC
Didaqué (Διδαχń em grego clássico) ou Instrução dos Doze Apóstolos, é um escrito do primeiro século que trata do catecismo cristão. Didaqué significa doutrina, instrução. É constituído de dezesseis capítulos, e apesar de ser uma obra pequena, é de grande valor histórico e teológico. O título lembra a referência de Atos 2,42: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos ...”. Nos escritos da Didaquê, além da catequese e liturgia cristã, o evangelho de Jesus é recomendado. A Didaquê também cita a oração do “Pai Nosso” como sendo “ensinada pelo Senhor” e finda com a afirmação em consonância com o livro Apocalipse, do Novo Testamento, de que Jesus voltará:
No primeiro capitulo do Didaqué percebemos um pequeno trecho do livro de (Jeremias 21.8). “E a este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte”. E também (Mateus 5.39) sobre o grande mandamento. O segundo capitulo cita uma pequena parte de Êxodo 20. No capitulo 3.10 “Aceite tudo o que acontece contigo como coisa boa e saiba que nada acontece sem a permissão de Deus.” A Didaqué cita Mateus 5.5.
A Didaqué cita diretamente ou faz menção indireta a diversos livros do novo testamento, sendo: Mateus, Lucas, I Epístola aos Coríntios, Hebreus, I Epístola da Pedro, Atos dos Apóstolos, Romanos, Efésios, Carta aos Tessalonicenses e Apocalipse.
A Didaqué nos permite conhecer as origens do cristianismo: como eram as celebrações litúrgicas, a organização e a vida das primeiras comunidades, como era a iniciação cristã, como se vivia o evangelho.
Também cita sobre questões polêmicas como o batismo, adverte para o batismo em imersão; sendo admitido por aspersão na inexistência de água corrente. A Didaqué também acentua a disposição ao jejum por parte do candidato ao batismo e daquele que o vai batizar por cerca de três dias antes do batismo.
O jejum não podia coincidir com o dos hipócritas. Eles jejuam no segundo e no