adoração na igreja primitiva
Introdução
A palavra Didaquê ela deriva da palavra grega Didaskolos ou Didaché que significa
"Doutrina ou ensino”. Foi por algum período como um manual dos evangelhos, a igreja primitiva embora considerasse de muita importância, mas, não como sagrado ou canônico.
Os concílios e os pais da igreja refutam como livro sagrado, embora fosse uma ferramenta de muita importância, para uma comunidade que estava se iniciando.
Sua escrita era muito simples de fácil entendimento, com isso facilitava o acesso a qualquer cristão, não importando a sua classe social, sendo que não eram todos que tinha acesso aos pergaminhos.
Foi considerada uma mini bíblia, chamado de colcha de retalho por trazer nos seus escritos parte das escrituras. Seu conteúdo possivelmente foi de algumas pregações e ensinamentos orais baseados no A.T e N. T. trazendo orientações para as comunidades que viviam de ainda numa estrutura pagã.
O Didaquê, este pequeno escrito fazia com que as comunidades caminhassem um caminho, salvaguardados dos falsos mestres e falsos profetas sempre de acordo com as escrituras sagradas (Bíblia), fazendo que os cristãos tivessem de fato uma vida transformada e não fossem influenciados por costumes pagãos.
Vamos fazer uma descrição ou resumo dos Capítulos e Conteúdo do Didaquê com intuito de compreendermos melhor seus propósitos para a igreja do primeiro século.
Parte I: Caminho da vida e o caminho da morte.
Capitulo 1- Amor a Deus e ao próximo, dois caminhos.
Este capitulo tem semelhança com livros do Pentateuco “Levíticos e Deuteronômio” Há também relação com o evangelho de Mateus.
O ensino do Senhor é destacado da seguinte maneira:
Amar o Senhor acima de tudo e ao seu próximo, abençoar os que nos fazem mal, nos afastar de tudo que nos prejudique espiritualmente, que devemos fazer caridade sem esperar nada em troca.
Este é o mandamento do Senhor que nos leva ao caminho da vida.
Capitulo 2- Deveres para com a vida