Trabalho adm
Há vários meios pelos quais os oligopolistas podem coordenar suas decisões em matéria de preços com o objetivo de maximizar os lucros conjuntos da indústria. Por essa razão, as estratégias colusivas, ainda que sob crescente bombardeio antitruste, não desaparecem de cena. Dessa maneira, considerando-se que a coordenação de decisões em mercados concentrados implica risco de indução dos mercados para a ineficiência econômica e prejuízos ao bem-estar social, o estudo das condições de formação de cartel e a atuação das autoridades antitruste tornam-se relevantes para um maior entendimento das condições e efeito da prática.
15- O que se entende por teoria dos jogos e como ela contribui para o estudo dos mercados oligopolistas?
O estudo da Teoria dos Jogos é importante para o gestor de uma empresa oligopolista na medida em que lhe possbilita a maximização de seus lucros através da previsão da reação de um concorrente racional a um dado comportamento seu.
Dada as multiplas interações entre os membros de um mercado oligopolista, quanto melhor for o conhecimento da Teoria dos Jogos por parte dos integrantes, mais cedo estes poderão coordenar seus comportamentos a fim de maximizar a utilidade agregada de todos.
16- Descreva as características dos mercados de concorrência oligopolista.
A concorrência neste tipo de mercado para evitar guerras de preços poderá ser feita a outros níveis como nas características dos produtos distintas do preço (p. ex., qualidade, imagem, fidelização, etc.) O oligopólio pode permitir que as empresas obtenham lucros elevados a custo dos consumidores e do progresso económico, caso a sua atuação no mercado seja baseada em cartéis, pois assim terão os mesmos lucros como um monopólio.
17- O teorema do excesso de capacidade descreve o cenário de longo prazo nos mercados de concorrência monopolística. Em que consiste este teorema? Por