Trabalho de adm
PROF
P
1. O conceito de economia: derivada do grego oikonomía (de óikos, casa; nómos, lei), que significa a administração de uma casa, ou Estado, e pode ser assim definida: é a Ciência Social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolher) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.( Fundamentos da economia: Vasconcellos, Marco Antonio S., Saraiva – 2004)
Essa definição nos reporta a vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica: - escolha; - escassez; - necessidades; - recursos; - produção; distribuição.
Como Assimilar/Ministrar economia: a economia distingue-se das demais disciplinas não só pelas perguntas que formula mas pelos instrumentos (modelos relacionados a produção, distribuição e consumo), que usa – sua terminologia, seus dados e seu modo de raciocinar. Como toda a ciência, parece, a princípio estranha e misteriosa aos iniciantes. Naturalmente, a prática é a melhor maneira de familiarizar-se com os instrumentos próprios de análise da economia, sendo assim, procurarei oferece-lhes meios através da fundamentação teórica, bem como oportunidade de exercitar. Mas, para que os instrumentos de análise pareçam menos complicados, é preciso, antes de tudo compreendê-los bem.
2. A evolução da Economia como Ciência: abordagem dos clássicos; neo clássicos e contemporâneos.
3. Sistema Econômico – definição: a forma política, social e econômica pela qual será organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar. A preocupação do universo com a análise econômica, tendo como objetivo principal a sociedade (seres humanos organizados).
4. Estrutura do