Trabalho adm
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCAL
Trabalho Multidisciplinar
-------------------------------------------------
Curitiba 2012
Reestruturação capitalista e a Crise dos Estados
Segundo Hobsbawn (1995, 2009), muitas vezes a sociedade só identifica os periodos excepcionais da história quando entram em declínio.Pode – se dizer que assim ocorreu a reestruturação capitalista em 1970, a partir da crise que abala todo o sistema mundial e se tem uma reestruturação conturbada com significativas mudanças no setor produtivo, com introdução de novas tecnologias e novas formas de organizações da produção, no setor financeiro e em nível de Estado com a implementação das políticas neoliberais.
Percebe-se portanto que a crise dos Estados está a base de todo o processo, é uma crise de rompimento do consenso social, de esgaçamento do tecido social e do rompimento do pacto social.
Políticas brasileiras para o desenvolvimento local
A gestão do desenvolvimento local é feita através de análises das ações estratégicas de desenvolvimentos implementos por meio de vários agentes como, por exemplo, o Estado. A execução de estratégias sobre os espaços herdados é constituída por história local e padrão de organização do território.
No Brasil assumem variadas dimensões e significados com a implementação de diversas políticas, como as da economia solidária, arranjos produtivos locais, sistemas locais de inovações e desenvolvimento local e sustentável (DLIS).
Desenvolvimento Local
No Paraná há várias ações de desenvolvimento, podemos destacar o evento AÇÂO GLOBAL ( realizado pelo SESI e pela Rede Globo), que ajuda no desenvolvimento local. Esse mutirão de cidadania é focado nas necessidades mais básicas das comunidades.
Segundo o especialista Marcelo Linguette a “Ação Global contribui para o despertar das pessoas sobre seus direitos e potencialidades, além de fortalecer a cultura e o voluntariado nas empresas e nas comunidades,