trabalho academico sobre bioetica
O presente trabalho procura abordar a bioética, conhecida também como “ética prática” visa “dar conta” e esclarecer as controvérsias morais provocadas pelas práticas no campo das ciências da vida e da saúde do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de “ética”).
Irei abordar os assuntos considerados os mais “polêmicos” dentro da bioética como o aborto, a clonagem, a eutanásia, as questões dos alimentos transgênicos e as células tronco. Colocarei neste trabalho a bioética em relação aos direitos humanos, a responsabilidade moral e a qualidade de vida.
Neste trabalho tratarei a bioética de forma justa, balanceando a teoria encontrada em pesquisas com a minha opinião.
Desenvolvimento
1) O que é a bioética?
A bioética pode ser considerada como o estudo interdisciplinar da biologia, medicina e filosofia, cujo principal objetivo é procurar uma forma responsável para a administração humana.
A bioética e tão importante que abrange varias áreas entre elas podemos citar: tecnociências, humanidade, ciências sociais, direito e a politica.
Por isso, pode-se dizer que a bioética tem uma tríplice função, reconhecida acadêmica e socialmente: (1) descritiva consistente em descrever e analisar os conflitos em pauta; (2) normativa com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido, bastante intuitivo, de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário, os mais “fracos”.
Mas não se deve esquecer que a bioética, é antes de tudo um ramo da filosofia.
2) A bioética e direitos humanos
A bioética e o direito estabelecem a proteção da pessoa humana e dos direitos humanos quando agravados por questões relacionadas à genética. São expostos os princípios anunciados