A bioética e a igreja católica
Após entendermos o que é bioética e assimilarmos suas funções e divisões, agora vamos partir para a relação igreja e bioética, onde deve ser muito próxima e unida, pois as duas partes buscam o bem maior- a vida.
Mas no que a igreja contribui com a ciência? Citarei somente alguns aspectos que já seriam de fundamental importância para a sociedade.
depois reciclar o texto colado embaixo!!!
]Iniciamos a apresentação de um estudo sistemático sobre a relação entre a Igreja e a Bioética. Nesse estudo seguiremos o método ver - julgar -agir, com grande tradição e aplicação na América Latina. Para esse trabalho, recorremos a uma pesquisa bibliográfica na qual procuramos perceber como a bioética relaciona-se com Igreja Católica e como a bioética, dentro da Igreja, lida com os desafios presentes na sociedade que ameaçam a vida no planeta, sobretudo a vida humana.
Não ficaremos presos apenas na relação da Igreja com a bioética enquanto saber, mas avançaremos até o trabalho da Igreja na defesa da vida, ou seja, como a Igreja faz bioética, como ela lida com os temas da bioética. Com isso poderemos perceber quais as principais contribuições da Igreja à reflexão bioética, sobretudo na América Latina, em especial no Brasil (não pretendemos fazer um estudo de cunho mundial, pois estamos mais preocupados com a realidade na qual estamos inseridos, isto é, a realidade latino-americana), os principais conflitos existentes entre a Igreja e reflexões bioéticas laicas e seculares, que estão presentes na relação entre a moral católica e os avanços técnico-científicos e, por fim perceber se a Igreja precisa ou não se abrir mais para um diálogo no qual coloque suas posições tradicionais em um diálogo mais direto com a sociedade.
Temos uma hipótese ao iniciarmos esse trabalho: a Igreja tem contribuído à reflexão bioética na América Latina e pode contribuir mais se tiver a coragem de colocar sua doutrina tradicional num debate intersubjetivo com