Trabalho 1
Sistemas de Governo
Curitiba, 2015
FESP - Faculdade de Educação Superior do Paraná
Sistemas de Governo
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia do trabalho cientifico pelo aluno: Gabriel de Ramos Candido Diniz para obtenção de nota parcial sob a direção do Professor(a) Alcione Mazur.
Curitiba, 2015
Sumário
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
ANEXO 6
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
INTRODUÇÃO Sistemas de governo: pode ser definido como a forma que é aplicada ou exercida o poder dentro de um estado, os sistemas de governo têm duas variações principais que é o parlamentarismo e o presidencialismo, onde no parlamentarismo os poderes são totalmente dependentes um dos outros, ou seja, o poder executivo e o legislativo não são independentes ou não funcionam sem o parlamento assim sucessivamente, diferente do presidencialismo onde os poderes podem agir individualmente sem depender do outro. Parlamentarismo: Este tipo de sistema quase não apresenta uma “independência” entre os poderes executivo e legislativo e os dois sempre dependem de uma resposta do parlamento, para agir ou não. Existem dois tipos de parlamentarismo, a República Parlamentarista e a Monarquia Parlamentarista. No primeiro tipo é eleito um presidente com poderes reduzidos ou outros tipos de poderes e é eleito um primeiro ministro ou chanceler que é de fato quem governa. E no caso da Monarquia existe a imagem do Rei ou Rainha que recebe o titulo de chefe de estado de forma hereditária, porem quem realmente é o chefe de governo é o primeiro ministro que tem efetivamente o poder.
Presidencialismo: A principal característica do presidencialismo é a separação e independência dos poderes, outra característica marcante é de que o presidente eleito recebe os títulos ou poderes de chefe de estado e de governo, diferente do parlamentarismo, no presidencialismo quem elege seu presidente são os indivíduos que compõem o estado, diferente do parlamentarismo onde o