Trabalho 1
Felipe Ribascik
1 - Apresentação
Meu nome é Felipe Ribascik e minha vida teve início no dia 24 de fevereiro de 1977, a 1hora e 35 minutos, no Hospital Presidente Vargas, na cidade de Porto Alegre. Segundo minha mãe, Ana Lúcia Ribascik era “época de carnaval e fazia muito calor”.
No final da década de 70, época em que nasci, o Brasil acabara de passar pelo período do chamado milagre econômico. O período do chamado “milagre” estendeu-se de 1969 a 1973, combinado o extraordinário crescimento econômico com taxas relativamente baixas de inflação (FAUSTO, 2002, p. 485). Foi nessa época que os militares conseguiram altos empréstimos financeiros junto a bancos norte-americanos para financiarem seus projetos de grandes obras no Brasil. Além desses projetos, o dinheiro também serviu para aumentar os valores dos salários dos trabalhadores. Era uma maneira de fazê-los ficarem satisfeitos e não criticarem ou pensarem em derrubar o regime de governo vigente, ou seja, a ditadura que imperava no país. Meu pai, Ari Fernando Ribascik, foi uma pessoa que ao longo de minha infância sempre me dizia: -“Na época dos governos militares eu sempre tive bons salários, comprava boas roupas, saía para me divertir com freqüência, só andava de táxi e de lotação, coisas que com o meu salário atual não consigo mais fazer”. Portanto, para meu pai o período da ditadura militar foi bom para os seus interesses econômicos, assim como para muitos outros cidadãos brasileiros que fecharam os olhos e se calaram diante dos horrores que os militares cometeram em relação aos direitos humanos.
Minha mãe, não trabalhava fora de casa enquanto eu era bebê. A sua oportunidade de emprego surgiu quando foi me inscrever numa creche municipal próxima de onde residíamos. Ao chegar, a responsável pela direção da creche perguntou se ela tinha interesse em um contrato de trabalho. Minha mãe disse que pensaria, mas logo depois acabou aceitando. Ela realizou uma prova, obteve aprovação e