Trabalho 1 Atencao Primaria A Saude
ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE
MONICA MORO ZUCCOLOTTO
NOVA VENÉCIA
2015
MONICA MORO ZUCCOLOTTO
ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE
Trabalho Específico do Curso de Pós Graduação em Atenção Primária a Saúde, apresentado como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Atenção Primária a Saúde.
NOVA VENÉCIA
2015
INTRODUÇÃO
Este capítulo introdutório aborda o conceito da Atenção Primária à Saúde (APS) ou Atenção Básica (AB), contextualizando o cenário que levou à adoção do termo AB no Brasil, e explicitando o entendimento de que Atenção Básica e Atenção Primaria à Saúde têm o mesmo significado. Serão apresentados os princípios da APS, detalhados no segundo capítulo, e inicia-se a discussão da importância da Atenção Primária para a eficiência e efetividade dos Sistemas de Saúde, independentemente do estágio de desenvolvimento do país, trazendo algumas recentes evidências da importância da APS publicadas na literatura. Apresenta-se um breve histórico da APS no Brasil e a importância do seu fortalecimento, neste momento específico da história do SUS, apontando evidências de sucesso da estratégia brasileira para APS, que é a Saúde da Família. Finaliza-se com o destaque de alguns desafios agrupados em temas, entre os quais valorização espaço da APS, recursos humanos, gestão da APS e prática das equipes e financiamento, entre outros.
O PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO SUS
A construção do Sistema Único de Saúde avançou de forma substantiva nos últimos anos, e a cada dia se fortalecem as evidências da importância da Atenção Primaria à Saúde (APS) nesse processo. Os esforços dos governos nas diferentes esferas administrativas (federal, estaduais e municipais), da academia, dos trabalhadores e das instituições de saúde vêm ao encontro do consenso de que ter a Atenção Primária à Saúde como base dos sistemas de saúde é essencial para um bom