Alegoria Da Caverna
Curso : Pedagogia
Turno : Noturno
Turma : Sala 04 (Noite 2)
Professor : Edmar Bastos
Disciplina : Fundamentos de Filosofia e Educação
Aluna : Maria Socorro de Oliveira Silva
Entrega : 12/11/2014
Assunto : Alegoria da Caverna
Alegoria da Caverna
O mito ou alegoria da caverna expõe que: o mundo descrito, trazendo para nossa realidade, é o mundo das aparências em que vivemos (um mundo no qual só conseguimos enxergar aquilo que nos convém), as sombras são colocadas como aquilo que queremos (cremos) que seja verdade.
Assim, a caverna representa o mundo em que vivemos; as sombras são coisas que percebemos; já o prisioneiro que se liberta vemos como o filósofo, propriamente dito, onde ele encontra a verdade através da luz que entra na caverna é a verdade. Quando o prisioneiro sai ele se depara com o mundo das ideias verdadeiras, é nesse moemento que o prisioneiro se liberta e, volta na esperança de libertar outros prisioneiros, porém infelizmente é morto.
Podemos olhar sob a ótica do mundo atual, onde os prisioneiros citados no mito, são as pessoas que relutam em “abrir” a mente para perceber que existe um “mundo” além das suas próprias convicções, ainda analisando o mito percebe-se que a luz é a representação das idéias inovadoras, do conhecimento, pois só através do saber/conhecer é que podemos vislumbrar a ampliação de algum horizonte.
Sob a ótica da filosofia, no mundo atua o que prevalece é a mentira, o preconceito, violência, e uma das formas de ver a verdade, não podemos esquecer que a verdade aqui analisada é aquela em que o coletivo é beneficiado e não existe a discriminação de minorias, ou seja essa busca pela verdade é permitida através da filosofia (instrumento para a liberdade), sendo assim o filófoso pode ser retrarado como a luz, pois enxerga um averdade além daquilo que se vê.
Acho interessante colocar que todos somos convidados a sair da caverna, somos convidados a conhecer a verdade, não simplesmente