Trab Salmonella
Introdução:
Há muito tempo atrás um cientista chamado Daniel Elmer Salmon descobriu que algumas doenças (enterites como a salmonelose, septicemia, bacteremia...) são causadas pelas bactérias do gênero Salmonella. A contaminação do paciente se dá principalmente através da ingestão de alimentos portadores dessas bactérias, por água imprópria para o consumo, ou pela falta de higiene de quem manipula esses alimentos. E a aparição dos sintomas (diarreia, vômito, náuseas intensas) ocorre em menos de um dia após o contato com o patógeno.
Características: família Enterobacteriaceae; bastonetes; gran(-);não esporuladas; móveis ou imóveis; facultativas;pH para crescimento entre 4,5 e 8,0 (ótimo entre 6,0 e 7,5); temperatura para crescimento entre 5 e 46ºC (ótima entre 35ºC e 37ºC; atividade da água mínima de 0,93 a 0,96; não fermenta a lactose.
Porém, a Salmonella enterica é a que mais está presente na realidade diária dos seres humanos. Pode estar presente em vários alimentos de alto consumo como ovos e frangos. Se mal preparados, mal cozidos ou manipulados indevidamente por pessoas que não façam a higiene adequada das mãos, estes alimentos se tornam riscos potenciais à saúde de quem os consumir. Uma vez que os sintomas se apresentem, o paciente deve ser conduzido ao médico para que se faça a detecção da doença. A diagnose é feita através de uma exame de fezes, onde deve estar presente tais bactérias. Se ocorrer a infecção é importante avaliar a necessidade de intervir com antibióticos e soros para repor o líquido perdido (caso seja em grande quantidade) através da diarreia, os sintomas e a própria infecção duram de 4 a 7 dias. De resto não há outros métodos ou medicamentos neste período de convalescência, apenas a recuperação normal do organismo do paciente.
Então cuidados básicos são essenciais para prevenir uma infecção por Salmonella, uma dieta regular com alimentos saudavelmente tratados e preparados também colabora bastante