Farmacologia Gástrica
Prof. MScd. Edem Oliveira Milhomem
Prof. Esp. Marcos Diego Pereira da Silva
Farmacêuticos Generalistas
Prof. Marcos Diego Pereira da Silva
1
27/05/2011
23:46
Prof. Marcos Diego P. da Silva
Prof. Edem Milhomem
Valdicley é um estudante do curso de Farmác ia, de 26 anos de idade. Apresenta-se com boa saúde, apesar de estar consumindo ap roximad amente dois maços de cigarro e tomando cinco xíc aras de café por dia. Neste mo mento, encontrase estressado devido à proximid ade do prazo de entrega dos trab alhos para o semin ário institucion al. Além disso, vem tomando dois comp rimidos de aspirin a por dia nos últimos dois meses, devido a uma lesão do joelho sofrida enquanto atravessava a Av. Bernardo Sayão, “bêbado”, para pegar autógrafo do Stênio na banca de panelada das 4 bocas.
Nessas últimas du as seman as, “ Val” começou a sentir u ma dor em queimação na p arte superio r do abdome , que ap arece
1 a 2 horas após a in gestão de alimento . Além disso, essa dor o acord a freqüentemente por volta d as 3 h da mad rugada. A dor é habitualmente aliviada com a ingestão de alimento e o uso de antiácidos de venda livre.
Com o aumento d a intensid ade da do r, “ Val” decide consultar o seu médico, o D r. “Pipetão ”, no Serviço do N AISI. O Dr. “Pipetão” verifica que o exame do abdo me é normal, exceto por uma hipersensibilid ade epigástric a à p alpaç ão. Discute as opções de exames diagnósticos com “ Val”, inc luindo uma serio graf ia gastrintestinal superio r e u m exame endoscópico. To m escolhe submeter-se à endoscopia. Durante o exame, u ma úlcera é identif icad a na po rção proximal do duodeno, n a p arede posterior. A ú lcera mede 0,5 cm de diâmetro . Efetua-se uma biópsia de mucosa do antro gástrico para a detecção de Helicobacter pylori.
O diagnóstico é de úlcera duodenal. O D r. “Pipetão” prescreve omeprazol, u m inibido r d a bo mba de prótons. No d ia seguinte, quando o relató rio de pato logia indic a a