Trabalhinho
O núcleo central de qualquer organização é seu sistema de operações, responsável pela transformação dos insumos em produtos ou serviços concretos. Por meio de uma administração competente desse processo de transformação, as organizações tornam-se mais eficientes, mais produtivas e capazes de oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades de seus clientes.
9.1 – Fundamentos da administração de operações
A área de operações é responsável por materializar as necessidades e os desejos dos clientes por meio da gestão do processo de transformação de insumos e recursos em produtos e serviços concretos.
9.1.1 – Conceito de administração de operações
A administração de operações pode ser definida como a área da administração responsável pelo planejamento, operação e controle do processo de transformação de insumos em produtos. O processo de transformação envolve todas as atividades que contribuem para transformar os insumos em produtos e serviços.
9.1.4 – Organizações como sistemas de operações
Insumos * Pessoas * Tecnologia * Capital * Equipamentos * Materiais * Informação
Ambiente externo
Saídas * Produtos * Serviços
Processo de transformação
Os insumos podem ser classificados como recursos de transformados ou de transformação:
* Recursos transformados: compostos de materiais, informações e consumidores, que são tratados, transformados ou convertidos de alguma forma. * Recursos de transformação: recursos que agem sobre os recursos transformados, tais como trabalhadores envolvidos no processo de transformação, as instalações, os equipamentos e a tecnologia usados no processo de transformação.
Existem vários tipos de processo de transformação:
* Processamento de materiais: os materiais podem ser processados de diversas formas, por exemplo, por meio da alteração de suas propriedades físicas (empresas industriais), de sua localização