Trabalhinhos
• A estampa da T-shirt foi inspirada no Pó de Pirlimpimpim, um pó mágico criado por Monteiro Lobato, na obra O Sítio do Pica-pau Amarelo, e replicado em outras obras. Era utilizado pela boneca Emília, as crianças, Pedrinho e Narizinho, e o Visconde, para transportarem-se, magicamente, de um lugar a outro. O pó mágico presente de Peter Pan aos personagens do sítio era jogado sobre os personagens permitindo que objetos e pessoas se transportassem para qualquer lugar e em qualquer época.
O pó de Pirlimpimpim aparece pela primeira vez no livro Peter Pan (1930) adaptado por Monteiro Lobato. O livro Peter Pan é apresentado no Sítio do Pica-pau Amarelo como uma historia contada dentro de outra historia, ou seja, a historia de Peter era contada por Dona Benta a seus netos e demais personagens do Sítio. Segundo alguns escritores Lobato pegou o pó-das-fadas que Barrie inventou para fazer Peter Pan voar, batizou-o com o som da fada Sininho e criou o pó de pirlimpimpim, mudando.
[pic]
No livro Reinações de Narizinho (1931), o pó de pirlimpimpim aparece novamente no penúltimo capitulo onde o menino invisível tira de dentro de um saquinho um certo pó de pirlimpimpim que é o pó mais mágico que as fadas inventaram.
[pic]
Já inserido no mundo do Sítio, o pó mágico proporcionou aos personagens viagens a lugares inusitados, tais como, o País das Fábulas, o Céu, o planeta Marte, o planeta Saturno, a Via Láctea, a Grécia, Olimpo, a Ilha de Creta, a Ilha de Bikini entre outros.
[pic]
• A criação da estampa seguiu a tendência outono/inverno Comic Print, que é inspirada no movimento artístico Pop Art. Esse movimento artístico que surgiu nos Estados Unidos por volta do final dos anos 50 e tinha como objetivo principal criticar a massificação da cultura popular capitalista. E isso era feito principalmente através das revistas em