Planejamento familiar
Planejamento famíliar, é um conjunto de ações que deseja contribuir para a família, deixando-os escolherem quando desejarem ter um filho, o número de filhos, educação, conforto e afins. Cada família decide o que é melhor para seu(s) filho(s). Com a programação do nascimento do(s) filho(s), a pessoa se prepara melhor para oferecer uma vida e um futuro mais estável para sua família.
Sempre com a supervisão de um médico, o casal pode ter conhecimento de como fazer para se evitar uma gravidez indesejada, e de como agir futuramente, com tranqüilidade, na hora em que decidirem ter um bebê. Também tem seu lado ruim, um exemplo são as famílias que não se organizam, as vezes por falta de informação. Pais com filhos(as) precocemente, não pensaram, e sem a devida informação, eles foram passando o seu pouco conhecimento para seu filho, se assim podemos dizer, que acabaram seguindo seu exemplo sem responsabilidade. Fazendo assim, as famílias passarem necessidade desnecessária.
Controle de Natalidade
O controle de natalidade é uma questão bastante discutida e um tanto polêmica. Os pesquisadores, estudiosos e cientistas demonstram relatórios que incentivam o controle de natalidade.
No entanto esse controle é direcionado aos países do sul (subdesenvolvidos) e não aos países do norte (desenvolvidos), eles recomendam, mas não praticam, pelo contrário, nesses países ocorrem incentivos para que as famílias tenham mais filhos. Sem dúvida o controle de natalidade pode ser o principal fator para a solução de vários problemas. Seja nos países do norte ou do sul.
Como por exemplo: Se diminuirmos a quantidade de pessoas automaticamente diminuiremos o consumo em geral.
A criminalidade diminuiria, a quantidade de empregos possivelmente aumentaria, a saúde, a educação e mais uma série de outros problemas poderiam ser solucionados. A