Peça sobre drogas
Narrador 1: No conjunto das drogas as mais utilizadas pelos jovens são as drogas lícitas: tabagismo, álcool e tranqüilizantes.
Narrador 2: Somente em quarto lugar é que vem as drogas consideradas ilícitas, como a maconha, cocaína, crack, e outras...
Narrador 1: A pesquisa mais recente sobre drogas verificou que 11,2 % da população brasileira é dependente de bebidas alcoólicas, 9% de tabaco e 1% de maconha.
Narrador 2: Ou seja, 1 % nessa pesquisa correspondente, aproximadamente, a 1 milhão e 700 mil habitantes brasileiros que são usuários de maconha.
Narrador 1: Geralmente, pelo resultado da referida pesquisa, os meninos e meninas começam a usar drogas com a mesma idade (em média, aos 12 anos).
Narrador 2: A dependência provoca reações comportamentais diferentes entre os adolescentes.
Narrador 1: As mudanças de comportamento são mais evidentes nos meninos. Envolvimento com a polícia, atraso e abandono escolar são mais comuns entre os garotos.
Narrador 2: Já os sintomas depressivos são mais freqüentes nas meninas.
Narrador 1: Podemos perceber ai que a chance de um jovem entrar em contato com as drogas é muito grande.
Narrador 2: Um dos maiores motivos pelos quais os adolescentes passam a usar essa substancia química é questão da curiosidade.
Narrador 1: São muitas as outras razões que levam um adolescente a experimentar drogas: problemas na família, falta de emprego, influência de terceiros...
Narrador 2: Existe uma fantasia que é a escalada da droga: de que se começar com um baseado, vai para o segundo, terceiro, e depois vai para a cocaína e para outras drogas mais fortes.
Narrador 1: Voltar nossa atenção para a escola poderia ser um bom enfrentamento dessa situação.
Narrador 2: Por isso que o Centro Educacional de Ibiassucê nesta unidade elaborou um projeto interdisciplinar retratando os problemas das drogas no nosso município (Ibiassucê).
Narrador 1: Os professores de algumas disciplinas