Trabalhando os padrões
UC: Descoberta da Matemática na Educação Pré-Escolar
Atividades de Padrões na Educação Pré-Escolar
Docente: Dra. Adelaide carreira
Discente: bruna ventura, nº20140255
Ano letivo: 2014/2015
No âmbito da unidade curricular Descoberta da Matemática na Educação Pré-Escolar, foi proposto a realização de um trabalho contemplando um conjunto de tarefas que abordassem um determinado tema abrangido na mesma didática. Este deve basear-se no método de aprendizagem de Singapura que fora estudado nas aulas lecionadas.
O tema compreendido neste trabalho foi o dos padrões, as atividades desenvolvidas atenderam às caraterísticas de um grupo de crianças de 4 e 5 anos. Estas devem desenvolver a noção de conjunto na criança, a sua aplicação que está subjacente aos processos de associação, classificação e relação que estão estritamente harmonizadas com o pensamento intuitivo. Seria impossível isolar estes processos das restantes atividades que a criança realiza e vincula de forma exclusiva ao pensamento lógico-matemático.
Portanto, na sua experiência com o meio natural, a criança é envolvida com grupos de objetos que estão estabelecidos por alguma caraterística comum, sobre os quais começa a estabelecer diferenças e semelhanças, tais como: o próprio corpo, a casa, a escola, as pessoas, os animais, etc. Neste sentido, as propriedades físicas dos objetos oferecem à criança infinitas possibilidades para combinar, associar e diferenciar cores, formas, tamanhos, entre outros.
As atividades propostas implicam três patamares da evolução na formação matemática que desenvolvem as noções de conjuntos que se podem agrupar em função das propostas seguintes:
Concreto - é estimulada através da observação e que promove a descrição das propriedades físicas dos objetos; a associação dos elementos que pertencem ou não a um conjunto dado e a