Trabalhando com unidades de concentração por meio de análise de rótulos e estudos de caso.
Augusto Stumpf1 (IC), Juliana G. Nipper1 (IC), Luciana T. Da Costa1 (IC), *Manoela A Prado1 (IC), Mônica Bauska1 (IC), Fernanda Bringhenti2 (FM), Concetta S. Ferraro1 (PQ), Maurivan G. Ramos1 (PQ).
1- Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2- Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Costa e Silva.
E-mail: manoela.prado@acad.pucrs.br
Palavras-Chave: Estudo de caso, ensino, unidades de concentração.
Área Temática: Ensino e aprendizagem (EAP).
Resumo:
O presente trabalho foi desenvolvido por meio de uma unidade de aprendizagem sobre concentração de soluções, aplicada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que utilizou a análise de rótulos de produtos.
Introdução
Frequentemente, observa-se que a pouca participação dos alunos nas aulas de Química é muitas vezes resultado da intensa memorização de fórmulas, conceitos e leis o que torna a aula bastante monótona. A falta de relacionar os conteúdos de Química com o dia a dia dos alunos é um motivos que faz com que os alunos não gostem desta disciplina.
Reconhecer que o ensino de Química está inadequado aos novos propósitos educacionais, as mudanças de visão em relação à natureza da ciência e a sua aprendizagem, constituem um movimento de reconstrução discursiva da área, que busca promover a superação do enfoque conteudista e descontextualizado praticado nas escolas .(MENDES; SANTOS, 2010)
Considerando que o ensino de Química deve-se referir à participação do cidadão na sociedade, é necessário que para o indivíduo efetivar sua participação, ele necessita ter informações adequadas, diretamente vinculadas aos problemas sociais que o cercam, que exigem uma posição quando ao encaminhamento de suas soluções (STRUGINSKI, 2008). O avanço tecnológico leva os professores a trabalhar com temas em que o aluno possa desenvolver seu senso