Questionario II Engenharia e Meio Ambiente
Unidade II
4 INDICADORES
O termo “indicador” vem do latim indicare e significa “destacar, anunciar, tornar público, estimar”. Os indicadores transmitem informações que esclarecem inúmeros fenômenos que não são imediatamente observáveis. São ferramentas de informação que permitem avaliar vários aspectos de um sistema, inclusive impactos ambientais. A grande vantagem dos indicadores é que eles resumem uma situação complexa a um número ou a um selo ou rótulo, o qual pode ser utilizado para comparações ou alinhamento em uma escala. Dessa forma, o uso de indicadores permite avaliações e comparações relativamente rápidas, e é por isso que essa ferramenta vem sendo cada vez mais utilizada para monitorar mudanças em vários sistemas. Indicadores ambientais têm sido desenvolvidos e utilizados por empresas individuais, setores industriais e até por países.
É preciso fazer distinção entre rótulos ambientais e indicadores numéricos. Os rótulos ambientais (ou rótulos ecológicos) consistem num selo ou logomarca, cuja concessão se baseia na avaliação do ciclo de vida (ACV) do produto. Colocado na embalagem do produto, identifica um cuidado com o ambiente dentro de uma categoria específica de produtos. Os rótulos são utilizados, principalmente, para prestar informações aos consumidores.
Já os indicadores numéricos podem estar centrados em diversos aspectos do ambiente, dependendo de seu uso. Podem fornecer uma medida da eficiência do processo, como, por exemplo, a eficiência com que recursos naturais e energia são transformados em produtos. Indicadores numéricos podem ser utilizados não só para monitorar mudanças, mas também para apontar ineficiência em rotinas ou processos, avaliar a eficácia de melhorias implantadas, estabelecer prioridades para futuras providências e informar investidores, de forma rápida e clara. São ferramentas valiosas para empresas em processo de melhoria.
A ISO (International Organization for Standardization)