Desenvolvimento economico
Curso de Administração
Gestão da Qualidade
Alunos: Janaina Pereira Josirene de Oliveira RA: Ermina Duarte RA: Evandro Sousa RA: Monizia Lira RA:
Brasília
2012
Introdução
Estudos recentes indicam que o conjunto de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) poderá se tornar, nos últimos cinqüenta anos, a principal força da economia global, superando o grupo de países desenvolvidos que forma o G-6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália) em termos de crescimento do PIB, renda per capita e movimentos comerciais e financeiros. Nesse sentido, tais economias, em função do tamanho geográfico, população e nível de produto, têm se tornado alvo de crescente interesse, principalmente em termos das lições que podem ser apreendidas por meio do estudo dos determinantes básicos do atual desempenho econômico e do potencial de tais países de se tornarem os principais impulsores do crescimento econômico mundial.
O presente trabalho pretende mostrar o desenvolvimento econômico e a comparação do crescimento econômico dos países do BRIC, a relevância da pesquisa esta associada à importância que estas economias têm revelado no comercia mundial. Devem-se destacar as diferenças em termos de desempenho econômico entre tais países.
Desenvolvimento Econômico do Brasil, Rússia, Índia e China
O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Nill, em 2001, para referir-se aos quatro países que apresentarão maiores taxas de crescimento econômico até 2050. BRIC são as iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento, que, conforme projeções serão maiores economicamente que o G-6.
O BRIC não é um bloco econômico, e sim uma associação comercial, onde os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos, cuja união visa à