Desvio de comportamento
POLO DO TIO HUGO
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DO DESVIO
ALUNO: GILMAR AFONSO DE MATOS PALMEIRA DESVIO DE COMPORTAMENTO As sociedades são regidas por normas e regras estabelecidas para nortearem seus membros nas condutas e ações em prol do bem comum, a partir do momento que algum indivíduo transgride estas normas, eles são taxas de desviantes, inadaptados e anormais porque se comportam de forma diferente da maioria.
Nas sociedades organizadas através de normas e regras estabelecidas por esta maioria, torna-se de extrema importância a socialização do indivíduo, caso contrário, ele pode sofrer penalizações previstas nas normas da sociedade onde ele está inserido. Desta maneira ela induz o indivíduo à submissão de padrões pré-estabelecidos, assim a vida social é guiada pelas normas e regras para socializar o indivíduo.
Dessas regras nascem os desvios de comportamento que tanto pode ser praticado por um indivíduo ou por um grupo, estas práticas são denominadas pelos antropólogos como subcultura-desviante, nela seus membros possuem visões diferentes dos valores estabelecidos pela maioria da sociedade.
No início do século XX, a subcultura foi abordada na Escola de Chicago através dos estudos da sociedade americana referindo-se aos grupos de diferentes origens que se desenvolveram na sociedade americana, ela também é reconhecida como um forte elemento do desvio comportamental. Estes grupos vinham de várias partes do mundo e possuíam valores próprios, tratava-se de uma minoria étnica aos olhos dos estudiosos e da sociedade estabelecida. Para Ruth Cardoso “a subcultura indica que as comunidades urbanas são formadas por agregados de grupos sociais diversos”. Assim, conclui-se que as subculturas compõem algo maior do que conhecemos como cultura.
Partindo deste pressuposto, percebemos que as diversas culturas na sociedade não possuem os mesmos valores, nem os mesmos códigos de condutas, assim a