geografia
SOCIOLOGIA DO DESVIO: procura entender “por que” determinados comportamentos são aplicados de maneira diferenciada às pessoas dentro da sociedade. A relação entre desvio, poder social e influencia de classe social, são as divisões entre ricos e pobres. Onde se questiona: Regras de quem?
EXPLICAÇÕES BIOLOGICAS: qualidade inata dos indivíduos como fonte de crime e desvio Natureza X Cultura.
Em 1870 Cesare Lambroso acreditava que tipos de criminosos pudessem ser identificados por feições anatômicas. Ele investigou a aparência e as características físicas de criminosos, tais como o formato do crânio e da testa, o tamanho do maxilar e a extensão do braço, e concluiu que eles revelavam traços apresentados desde nascença.
Lombroso acreditava que a aprendizagem poderia influenciar no comportamento criminoso. Com isso foi definido 3 tipos de compleição humana : os mesomorfos (musculosos) , ectomorfos (compleição delgada) e endomorfos (pessoas corpulentas).
EXPLICAÇÕES PSICOLOGICAS: direciona-se ao individuo e não a sociedade. Tipos de personalidade: psicopatas.
Procura explicar o fenômeno do crime como um problema que ocorre com os indivíduos, que a algo “errado” com os indivíduos, e não com a sociedade. A causa esta fora do individuo, esta na mente ou no corpo.
TEORIAS SOCIOLOGICAS: Vai das explicações individualistas sobre o crime para as teorias que enfatizam o contexto social e cultural no qual ocorre o desvio.
TEORIAS FUNCIONALISTAS: é o fenômeno social que aparece como resultado de tensões estruturais e de uma falha de regulação social dentro da sociedade.
DURKHEIN: Anomia: existe quando não há padrões claros para guiar o comportamento em determinada área da vida social. Um dos fatores para o suicídio é a desorientação e a ansiedade. Durkheim via o crime e desvio como : fatos