Plano de Negocio empresa de bicicleta eletrica
PLANO DE NEGÓCIOS
ITEM I – OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
I.I – O MODELO DE NEGÓCIO
O modelo de negócio é voltado para a qualidade de vida, economia de custos, praticidade e que busca atingir pessoas que trabalham e/ou estudam até 40 km de casa e que estejam dispostos a abdicar do conforto de seus automóveis, para assim ganhar tempo e diminuir os gastos, se comparado à utilização do carro.
As necessidades serão satisfeitas através de economia de tempo (bicicletas não ficam presas no engarrafamento), dinheiro (os custos para se manter uma bike elétrica e comprovadamente menor do que se manter um carro) e qualidade de vida (15 minutos a menos na ida e na volta, totalizando 30 minutos que a pessoa poderá utilizar para praticar exercícios físicos, dormi 30 minutos mais cedo, ou seja, mais trinta minutos gastos com sua vida pessoal.
I.II ANÁLISE DO AMBIENTE
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), estimasse que sejam 15 a 20 mil bikes elétricas no Brasil e que a tendência é que esse número aumente, já que o IPI sobre a bike elétrica é de 35% e as comuns apenas 12%. Portanto, se o governo estimular a venda das bikes elétricas diminuindo o IPI, será um sucesso de vendas. Sem contar a influência do mercado externo, em vista da China e França já ser um sucesso a vendas das bicicletas elétricas. Ainda mais com a globalização das informações e dos hábitos, fica cada vez mais evidente essa nova tendência. Empresas do ramo da bicicleta e moto estão apostando neste negócio como a principal tendência de mercado. É um momento em que a bicicleta está em ascensão e as vendas de motos estão em queda. Segundo a Abraciclo, no 1º trimestre de 2012 foram comercializadas 7% menos motocicletas com relação ao mesmo período de 2011.
I.II.I - MACROAMBIENTE
O setor ainda é bem retratado, porém com um campo bem aberto e cheio de oportunidades a serem exploradas em diversas localidades do país. O