Processo empreendedor
Nem sempre, sempre é bom ter ideias e pensar sobre elas mas nem sempre elas serão uma oportunidade. As vezes a ideia pode ser inteligente e boa mas não cabe no contexto real, para que ela realmente se torne uma oportunidade deve-se fazer um estudo amplo sobre quais as suas possibilidades, o mercado presente e futuro, os riscos, a relação custo benefício. Apenas após essas e outras análises é que se pode dizer que uma ideia é uma real oportunidade. É importante criar, pensar, discutir, mas nunca deixar que as evidências reais tirem seu foco da realidade.
Relacione os fatores que inibem a criatividade e identifique aquele que você considera ser a sua maior deficiência.
Os fatores inibidores da criatividade são: os familiares, culturais, os “nãos” recebidos sucessivamente durante nossa formação, além disso as limitações da vida escolar. Outros fatores são a imagem social, o medo do fracasso diante de si e dos outros, a disposição para assumir riscos, e o capital social.
No meu caso o maior problema é a imagem social, em que você até tem todos os requisitos para começar um negócio mas tem medo do resultado não ser satisfatório o bastante sendo desaprovado pelas pessoas que nos rodeiam, acho difícil receber o julgamento das pessoas no sentido de que se eu não tivesse arriscado tanto não teria dado errado, como foi o que realmente aconteceu, arrisquei em um negócio que tinha tudo para dar certo, mas por medo de arriscar mais acabou dando errado e o pior nãofoi ter dado errado mas o julgamento das pessoas que estavam ao meu lado.
Por
Giuliana Bigolin