Processo empreendedor
O empreendedorismo surge em consequência dos avanços tecnológicos, e são os empreendedores que estão abrindo novos horizontes culturais e comerciais, globalizando e renovando conceitos econômicos, criando empregos e gerando riqueza para a sociedade.
Os empreendedores são apaixonados pelo que fazem, inovadores e não se contentam em ser mais um na multidão, desejam ser reconhecidos e admirados pelo seu trabalho.
Estados Unidos e alguns países da Europa são grandes exemplos a seguir de compromisso com empreendedorismo, pois possuem iniciativas governamentais e organizações privadas que encorajam e apoiam os empreendedores, convictos de que seu poder econômico depende desses futuros empresários e seus empreendimentos.
Empreendedorismo no Brasil
Na década de 90 foram criados Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que dá ao pequeno empresário todo o suporte necessário para iniciar sua empresa e ajuda a resolver problemas pontuais de seu negócio; e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) criado no intuito de levar empresas de software do país ao mercado externo, proporcionando capacitação em gestão e tecnologia ao empresário de informática.
Segundo estudos existem duas definições de empreendedorismo:
- De oportunidade: onde é planejada a criação da empresa visando lucros, geração de empregos e riqueza.
- De necessidade: onde o empreendedor si vê sem opção por estar desempregado e sem alternativas de trabalho, normalmente são criados informalmente e sem planejamento. Muitos fracassam rapidamente e sem gerar desenvolvimento econômico.
Surgimento do empreendedorismo
A palavra empreendedor(entrepreneur) tem origem francesa e significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
Na Idade Média, o termo empreendedor era utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. No século XVII o empreendedor começou a assumir riscos, estabelecendo acordo contratual com