trabaio
Nome: Victor Sebastião Mendes
RA:311109747 Turma: 6º B Sala: 1113
Conversão de energia
Transformadores: ideal, real, potência e autotrafo.
_____________________________________________________
Transformador ideal: Transformador ideal é definito por um dispositivo que por meio da indução eletromagnética, transfere energia elétrica de um ou mais circuitos (primário) para outro ou outros circuitos (secundário), usando a mesma frequência, mas, geralmente, com tensões e intensidades de correntes diferentes.
Os transformadores são equipamentos eletromagnéticos que apresentam rendimento elevado, principalmente aqueles de grande porte utilizados em sistema de potência. Assim, para muitas análises podemos admití-los como sendo ideais, o que implica em algumas simplificações no modelo, ou seja: não há fluxo de dispersão: o fluxo está todo contido no núcleo e se concatena totalmente com as espiras do primário e do secundário; as resistência ôhmicas dos enrolamentos não são consideradas; as perdas no ferro (núcleo) são ignoradas; a permeabilidade do núcleo é considerada elevada.
O transformador real: Transformador real ao contrário do ideal é caracterizado por apresentar perdas nos enrolamentos, no núcleo, características de regulação de tensão devido as quedas de tensões nos enrolamentos e não linearidade da permeabilidade no material magnético de aço-silício. Nele consideramos as perdas nos enrolamentos, perdas no núcleo (como histerese e correntes parasitas) e a dispersão de fluxo.
Transformador de Potencial: O transformador de potencial, ou TP, é um transformador como outro qualquer, com características próprias, portanto submetido às mesmas considerações anteriores, para ser instalado com medidores de energia elétrica, sendo o enrolamento primário ligado em derivação aos terminais do circuito do qual se deseja medir a tensão enquanto o secundário é ligado aos terminais de potencial de um ou mais instrumentos de medição, controle ou